terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Concurso Professor UFSC

Estive no Brasil no mês de novembro. Na última semana acompanhei o concurso para Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Eram duas vagas: uma para direito penal e outra para direito processual penal. O Des. Lédio Rosa de Andrade assumirá a primeira disciplina e a segunda ficará sob a batuta do Dr. Alexandre Moraes da Rosa. Outros quatro candidatos se submeteram as provas. Quem mais ganhou com essas aprovações foram os alunos de graduação da Universidade - alguns inclusive presentes nos dias das provas - pois dois nomes gabaritados prestigiarão ainda mais o respeitado curso de Direito da UFSC.
Foram dois dias de provas. No primeiro os candidatos ministraram por cinquenta minutos aula sobre um tema sorteado na véspera: prescrição, crimes ambientais, teoria da pena, o objeto e a ciência do direito processual penal, crimes contra a dignidade sexual, etc. No dia seguinte todos os candidatos sustentaram o artigo produzido para o concurso e na sequência foram submetidos a arguição pela banca.
Tirei algumas conclusões que julgo pertinentes: a) penso que todos os "concorrentes" deveriam apresentar o mesmo tema de penal e processo penal, pois é muito mais empolgante ouvir sobre crimes sexuais do que prescrição. Isso evita o fator sorte; b) em decisão de campeonato time que tem camisa também sente a pressão, isto é, mesmo aqueles mais experientes não conseguiram controlar a ansiedade e o nervosismo perante a banca; c) todo candidato que queira entrar numa instituição respeitada deve conhecer a bibliografia dos professores da área respectiva; d) todos os temas apresentados deveriam compor um livro para que os interessados - e que não estavam pessoalmente - pudessem avaliar o nível dos trabalhos.
A experiência for realmente marcante. Espero ter a oportunidade de participar do próximo. Não escondo que é meu grande objetivo. Destaco, por fim, que no portal eletrônico do CNPQ todos os interessados poderão ver o currículo dos aprovados.
Parabéns aos aprovados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário