terça-feira, 8 de junho de 2010

Mestrado e doutorado em Coimbra

Nos últimos dias recebi alguns emails de interessados nos cursos de mestrado e doutorado em Coimbra, mais precisamente, da possibilidade de bolsa de estudos. Penso que a Universidade analisa cada candidatura separadamente, mas pelo menos na minha época e para o mestrado bolsa de estudo não existia. Sinceramente não sei como estão as coisas após o Convênio de Bolonha. No site da Universidade há várias informações. Assim, segue a dica: www.fd.uc.pt

31 comentários:

  1. olá... gostaria de saber se o mestrado em coimbra é reconhecido com facilidade no Brasil.
    meu e mail é danilovasconcelos.adv@hotmail.com

    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Prezado Danilo, eu não tive nenhuma dificuldade para reconhecer. Há bastante burocracia na FDUC, mas com toda a documentação em mãos o processo de revalidação é certo. Eu fiz pela UFSC. Há regras que devem ser seguidas e que constam no site da Universidade. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Já sou pos graduado em ciencias criminais, gostaria de passar uns tempos fora do brasil e na oportunidade fazer o mestrado.gostaria de saber o inicio do curso e os custos, obrigado..

    ResponderExcluir
  4. O inicio dos cursos geralmente ocorre nos meses de setembro e outubro. É assim em Portugal e na Espanha, nas Universidades que conheço. O ideal é acessar os sites das Instituiçòes de ensino que voce tem interesse em cursar. Nos mesmos costuma constar o valor do mestrado. Indico os sites: da Universidade de Coimbra - www.fd.uc.pt e da Universidad Castilla-La Mancha - www.uclm.es

    ResponderExcluir
  5. Caro Professor, boa Noite. Gostaria de fazer o doutorado em direito penal na espanha e lá vi um programa em direito penal e política criminal na Universidade de Granada, será que poderia me prestar alguma informação sobre a revalidação dele no brasil? Há notícias de revalidações já conseguidas no país? Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Prezado, sobre o doutorado em Granada há um colega professor da Univali de Santa Catarina que fez, mas não sei o seu nome. Vou procurar me informar e te escrevo na sequencia. Sobre a revalidação deste doutorado, recomendo que você verifique qual universidade pública do Brasil tem convênio com Granada, pois isso já seria um primeiro passo positivo. Depois, quais as condições para que o título do exterior seja revalidado no Brasil (ex.: horas cursadas, numero de disciplinas, tempo de moradia no país, etc.). Estou viajando, portanto, peço por favor que aguarde alguns dias, pois nao tenho acesso à internet diariamente. Abs

    ResponderExcluir
  7. Em verdade, se comentei Granada foi um equívoco. O Doutorado que o Professor Jádel da Silva Júnior fez (só falta defender agora) foi na Universidade de Navarra (Pamplona). Ele é Promotor em São José, atualmente. Sei também que o Professor Dr. Gilberto Callado de Oliveira fez o seu Doutoramento na Espanha e acredito que muito provável tenha sido na Universidade de Navarra também. Desculpe nao poder te ajudar efetivamente. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  8. tudo bom....gostaria de saber para se fazer um curso de mestrado em Coimbra na area de ciencias criminais é necessario ficar qual periodo naquele país, há possibilidades de se fazer por etapas igual na Argentina (UBA). Carlos Alberto/MG

    ResponderExcluir
  9. Carlos, eu passei aproximadamente 10 meses em Coimbra (set/2004 a jun/2005). Não sei se hoje, com as mudanças decorrente do Processo de Bolonha o prazo é menor. Não penso ser possível recorrer a idas e vindas. As aulas são semanais. Ademais, por ser uma Escola tradicional, certamente esse mecanismo não é bem visto. Finalmente, optando pela Argentina, especialmente se você tiver muita atividade profissional, certifique-se da possivel revalidação do curso em uma IES nacional. Não vale o risco de investir muito dinheiro e depois não ter o diploma revalidado. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  10. professor estou pensando em fazer o mestrado na Argentina em criminologia, gostaria de saber se conhece alguém que já fez e como é a revalidação do curso do referido país?

    ResponderExcluir
  11. Prezado, escreva-me um email que te repasso contato de pessoa que está cursando um doutorado na Argentina e poderá te auxiliar melhor.

    O email: professordebem@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Professor, eu me inscreverei na seleção de mestrado de coimbra em direito,... professor a mensalidade do mestrado é 100 euros por mês como consta no edital ou é 1200 euros mês?

    Se for 100 euros esta dentro do meu orçamento se não... esquece muito caro.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Leonardo: tudo bem?? Você saberia me dizer se o doutoramento sem curso em coimbra é reconhecido no Brasil?? Obrigado!!

    ResponderExcluir
  14. Prezado, Um dos requisitos exigidos por algumas universidades brasileiras para convalidação é um número de horas aula. Logo, há como comprovar isso e sem as aulas fica dificil. Podendo te dar um conselho, não deixaria de ver as aulas e acompanhar os seminários e congressos durante o primeiro ano do curso. Mas é apenas a minha opinião.

    ResponderExcluir
  15. Prezado professor, preciso de sua ajuda!

    Há algum tempo venho sondando os mestrados fora do Brasil e o mais atrativo é o da Argentina. A periodicidade, custos bem como os procedimentos todos somados ajudam na escolha.

    Porém, em conversa com profissionais que estudaram no exterior, disseram que as universidades européias dispõe de estrutura mais qualificada e a aceitação no Brasil é excelente. Em Portugal, como exemplo, tem a Universidade de Coimbra, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Algarve e Universidade Católica Portuguesa que dispõe de procedimentos distintos e acredito que rigorosos.

    O que deve pesar nessa hora? que recomendações deve ser destacadas no momento da escolha? Mesmos as universidades públicas tem custo? enfim, gostaria de esclarecimentos.

    Se puder indicar alguém que estuda tanto na Argentina ou em Portugal para comentar.

    Gostaria de fazer o mestrado em Processo civil ou Direito do Trabalho.

    Por mais, agrdeço pela ajuda e a elucidação do comentado.

    ResponderExcluir
  16. O mais importante dos mestrados na Argentina è voce saber se é possivel revalida'los no Brasil. De nada adianta cursar todos os crèditos, gastar com viagens e hospedagens, alem do curso e náo conseguir revalidar no Brasil.

    Não conheco a estrutura das universidades argentinas, porém possivelmente nas européias voce terá um acervo de material mto mais rico. Especialmente em Coimbra isso ocorre.

    Mesmo as universidades públicas tem custo relacionado com a matrícula. Não sei os valores atuais.

    Como não tenho seu contato de email, favor responder para que eu possa indicar alguns colegas. Não o farei por aqui por uma questão de respeito a eles.

    Boa sorte, abs

    ResponderExcluir
  17. Professor, li seu artigo e gostei muito! gostaria de saber quais os requisitos para entrar em Coimbra? Eu revirei o site e nao encontrei requisitos especificos como, por exemplo, notas mínimas que eu tenho que ter na graduação? cartas de recomendação? O senhor poderia me ajudar em um roteiro breve de como funciona o processo seletivo e quais as caracteristicas que preciso ter para possivelmente ser admitido? Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  18. O critério é objetivo. Salvo modificação, média final igual ou superior a oito (corresponde à dezesseis valores em PT). Nada além disso. Sobre o processo seletivo, cursei em 2004/2005 e houve mudanças. Seria interessante enviares um email para a responsável. Fique de olho nos prazos e tenha paciência, pois é um processo burocrático (ao menos na minha época foi). Boa sorte, abs

    ResponderExcluir
  19. Professor,
    Bom dia!
    Estou na dúvida entre qual universidade escolher para mestrado em Direito Penal: U. de Salamanca ou U. Coimbra.
    Poderia me ajudar?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Prezado professor,
    Gostei muito do seu artigo sobre o mestrado no exterior, faz alguns meses que tenho pesquisado um pouco e acho que seria uma experiência muito válida.
    Ocorre que sou recém empossado como servidor público, ou seja, sem chances de qualquer requerimento de licença para estudo e só disponibilizando de 30 dias de férias por ano...
    Vc saberia me dizer quanto tempo dura em média um mestrado em Coimbra? e a validação aqui no Brasil o faz como diploma de mestrado ou pós-graduação?
    Um forte abraço e bons estudos!

    ResponderExcluir
  21. O mestrado dura em média 9 meses. Inicia sempre pelo mês de outubro e finda em junho/julho. Revalidação na Universidade brasileira como título de mestrado. Abs

    ResponderExcluir
  22. Professor,
    tudo bem?
    Vi que é doutorando pela Universidade de Milão.
    Eu gostaria de fazer mestrado na Itália em Mediação, o que acha sobre isso?
    Além disso, como foi o ingresso na universidade de milão?
    Agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
  23. Prezado, não conheco outros cursos além daquele que cursei. Infelizmente são dptos distintos na Faculdade. O ingresso na UNIMI foi por meio de seleção em concurso de bolsa de estudos para um estudante extracomunitário. Fiquei sabendo do edital e segui passo a passo. Fico a disposição. Abs

    ResponderExcluir
  24. Leonardo, boa noite!!
    Gostaria de saber como ocorreu a sua forma de ingresso na Universidade de Coimbra, muito se fala acerca dos convênios...estou pesquisando bastante, mas com muitas dúvidas por não entender corretamente o métoda da faculdade. Li muito tbm sobre o mestrado científico, mestrado profissional e sobre a pós graduação...no caso essa pós graduação se equivale a nossa especialização no Brasil ou ela tem status de mestrado?
    Agradeço imensamente sua atenção.

    ResponderExcluir
  25. O critério era objetivo. Média final na Universidade de origem acima de 8,0 (16 valores em Portugal). A análise é curricular. Nada além. Fiz numa época em que não havia diferença/tipos de mestrado. Não sei atualmente como funciona. Sinto não saber informar. As pos em PT são diferentes. Apenas 3 meses. Não é nada como no Brasil. Não se consegue a revalidação. Abs

    ResponderExcluir
  26. Prezado, não conseguir sanar essa dúvida no site da instituição: para o doutorado, quanto tempo levarei para cumprir a carga horária exigida? Ou seja, quanto tempo precisarei efetivamente morar em Coimbra?

    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  27. No mínimo 1 ano pelo período de aulas. Att.

    ResponderExcluir
  28. Olá, Boa Noite!

    Me chamo Jéssica Vendramini, tenho interesse em cursa Mestrado na Universidade de Coimbra, percebi que para tentar o mestrado e/ou o Doutorado no Brasil tem que ter um pouco de "QI", e como não quero ter que passar por isso optei em querer cursar no exterior, porém, me corre uma dúvida, sou matriculada no curso de Direito pela Universidade Paulista (particular) será que aceitam o meu diploma? O senhor poderia me passar o seu e-mail pessoal para sanar algumas dúvidas??? Aguardo, Att.

    ResponderExcluir
  29. Prezada, nao ha problemas na aceitação do diploma. Basta ter média final igual a 8,0 em toda a faculdade. Meu email segue abaixo:

    professordebem@gmail.com

    Não precisa usar da formalidade. Abs

    ResponderExcluir
  30. Professor,
    Bom dia!
    Em Coimbra, eles consideram as notas obtidas só na Faculdade ou em pós graduações também?
    Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
  31. Prezado, não sei o que diz o edital, mas na minha época era só a graduação. Abs

    ResponderExcluir