
Nesta primeira postagem, deixo a minha apresentação àquele que sempre me incentivou à docência, meu Mestre de Direito Penal, PROFESSOR DOUTOR COSTA ANDRADE:
"[...] vai para quatro anos, vi o jovem Leonardo entrar na sala de Mestrado da Faculdade de Coimbra e sentar-se ao fundo da mesa, como quem procura ocultar-se atrás de uma cortina de discrição. Só que em vão, uma vez que ele trazia no olhar o brilho e o fulgor daquela luz que, como diz o Evangelho, não é possível ocultar debaixo do alqueire. Como trazia, indisfarçavelmente estampado no rosto, uma alma marcada pela ambição e a deixar desvelar futuro. Tudo impressões que se foram avivando e consolidando com o passar dos dias e das aulas, do estudo e das tarefas de investigação, ao longo das quais Leonardo foi permanentemente surpreendendo com uma inesgotável e sempre nova vontade de aprender, uma irrepremível pulsão para intervir, de argumentar e, mesmo, de explicar aos colegas. Quando, como professor, sentia a necessidade de me virar para a turma e de a interpelar, à procura de contraponto, de crítica, de complemento, de confirmação ou infirmação das idéias lançadas para a mesa, tinha certeza de que nunca ficaria desamparado, frente-a-frente com o silêncio e a ausência. Do gesto tímido e da palavra segura do fundo da mesa vinha sempre um argumento, uma objecção, um lado da realidade não contemplado, uma dimensão do problema deixada a descoberto, uma aparente debilidade da dourina exposta, um estímulo interminável ao diálogo, um desafio indeclinável para continuar a procurar e a fazer caminho [...]".
É no contexto retratado pelo Professor Costa Andrade, cujas palavras fazem parte do prefácio da minha dissertação, que entro no mundo virtual. E em boa hora. Afastado das atividades profissionais tendo em vista seleção para o doutorado, vou utilizar este recurso como minha sala de aula e com um único objetivo: estudar o direito penal. Espero que seja útil.
Grande De Bem!
ResponderExcluirSucesso nessa nova batalha.
Força!