domingo, 18 de novembro de 2012

Tráfico de pessoas


O tráfico de seres humanos movimenta US$ 30 bilhões por ano, e 10% desta cifra passam pelo Brasil. As estimativas foram apresentadas pelo senador Paulo Davim (PV-RN), integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas.

Em discurso no Plenário nesta terça-feira (13), o parlamentar ressaltou que 240 rotas de comercialização ilegal de seres humanos estão em território brasileiro. Crianças e mulheres de famílias pobres são as vítimas mais freqüentes e, em geral, são submetidas à exploração sexual, ao trabalho forçado, à adoção ilegal ou à comercialização de órgãos.

Paulo Davin comunicou que a CPI esteve, na segunda-feira (12) em Salvador, onde foi realizada audiência pública para debater a possível existência de uma quadrilha especializada em tráfico humano atuando no sertão baiano.

A comissão foi ao estado depois que o Fantástico, da TV Globo, denunciou a retirada forçada de cinco crianças de um casal da cidade de Monte Santo num processo irregular de adoção.

– O Ministério Público da Bahia e instituições que acompanham o caso apresentaram outros processos de crianças e adolescentes que da mesma forma foram levados do município para outros estados sem cumprir os tramites legais. Saí da audiência convencido da participação de uma quadrilha especializada – afirmou.

Segundo o senador, a CPI pretende ouvir em Brasília uma mulher tida como agenciadora, assim como o atual juiz da comarca da cidade. O magistrado já afirmou que os processos de adoção não atenderam a legislação e agora está sendo ameaçado.

Paulo Davim anunciou ainda que no próximo dia 3 de dezembro, a CPI vai realizar audiência em Natal a fim de ouvir mães de crianças que desapareceram de dentro de suas residências há 10 anos, num bairro pobre da capital potiguar. O fato até hoje não foi esclarecido, segundo o senador.

Fonte: Senado Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário