quarta-feira, 6 de abril de 2011

Lavagem de dinheiro

A Câmara analisa o Projeto de Lei 216/11, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que especifica na Lei de Lavagem de Dinheiro (9.613/98) que a contagem do tempo para prescrição (extinção da punibilidade) desse tipo de crime, antes de a sentença final transitar em julgado, começará no momento em que o delito se tornar conhecido.

A lei atual não estabelece nenhum prazo específico para esses casos. O Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), por outro lado, lista alguns casos de início de contagem.

Segundo o código, antes de transitar em julgado a sentença final, a prescrição começa a correr:

- a partir do dia em que o crime se consumou;

- no caso de tentativa, do dia em que cessou a atividade criminosa;

- nos crimes permanentes, do dia em que cessou a permanência;

- nos de bigamia e nos de falsificação ou alteração de assentamento do registro civil, da data em que o fato se tornou conhecido.

Sem julgamento

Dados do Conselho de Justiça Federal, citados pelo deputado, mostram que é insignificante o percentual de crimes de lavagem de dinheiro que chega à Justiça Federal para efetivo julgamento.

Segundo o deputado, isso ocorre em virtude da falta de provas ou da demora nas investigações, o que acaba por acarretar a prescrição do crime. Com isso, acrescenta Sandes Junior, os autores desses crimes, "que são facínoras que ludibriam toda a sociedade, ficam impunes e gozando de fortunas oriundas da criminalidade".

Fonte: Câmara dos Deputados Federais

Nenhum comentário:

Postar um comentário