sábado, 10 de março de 2012

Violência doméstica

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios lançou, na manhã de ontem 8 de março, uma campanha publicitária de combate à violência doméstica. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Rede Record de Televisão, que veicula, a partir de hoje, o vídeo da campanha. Anúncios de jornal e spots de rádio também foram criados para levar a toda a sociedade a mensagem Homens e mulheres unidos pela paz.

Durante o evento, também foram lançadas duas cartilhas: O enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher - uma construção coletiva, criada pela Comissão Permanente de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Copevid) do Grupo Nacional de Direitos Humanos do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (GNDH-CNPG); e Mulher, valorize-se: conscientize-se de seus direitos, desenvolvida pelo MPDFT.

A Coordenadora dos Núcleos de Direitos Humanos do MPDFT, Promotora de Justiça Adjunta Danielle Martins Silva, lembrou a importância histórica do 8 de março. Para ela, além de referendar as mudanças sociais, políticas e culturais do último século, a data serve para nos lembrar que ainda há muito para ser feito, principalmente no que se refere à violência doméstica. A luta ainda existe, e cabe a cada um de nós levá-la adiante, afirmou.

A campanha foi apresentada pela publicitária Mariana Alves, da agência Fields. Ela explicou o conceito por trás das peças: Nossa ideia é que todas as pessoas, homens e mulheres, se unam para impulsionar uma mudança de comportamento. A campanha foi dividida em quatro fases, cada uma atingindo um público diferente. A primeira fase é focada nos homens, que, em geral, são os agressores. A segunda fase é direcionada às mulheres, em geral as agredidas. A fase seguinte trata a questão dos filhos/crianças, que também sofrem com a violência doméstica. Por fim, a última fase fala a toda sociedade, que não pode tolerar a violência doméstica nem encará-la como um assunto particular de casal, mas sim como um problema de todos.

Para o Diretor-Geral da Record Brasília, Luís Claudio Costa, a parceria entre a rede de televisão e o Ministério Público é um passo importante no combate à violência doméstica. Mais do que notícias e ações judiciais, juntos, podemos levar informação e justiça à sociedade, afirmou.

Na visão da Procuradora-Geral de Justiça, Eunice Carvalhido, a finalidade deste trabalho conjunto é disseminar a paz e o respeito ao outro. Ela agradeceu a todos os que apostaram na iniciativa: Espero que outras ideias como essa possam se tornar realidade, finalizou.

Participaram do evento membros e servidores do MPDFT, além de representantes da Polícia Civil, da Rede Record de Televisão e da Agência Fields.

Fonte: Ministério Público do Distrito Federal e Territórios

Nenhum comentário:

Postar um comentário